LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Ilha de Alcatrazes é aberta para visitação no litoral de SP

Share

Agora turistas podem visitar o Arquipélago de Alcatrazes, um refúgio isolado no litoral norte de São Paulo. Os amantes da natureza e da vida marinha agora possuem um novo passeio incrível para fazer no litoral de São Paulo: a Ilha de Alcatrazes, localizada no arquipélago de mesmo nome. Distante 45 km da costa da cidade de São Sebastião, esse paraíso da fauna marítima foi aberto para visitação em dezembro de 2018, mas com ressalvas. Saiba mais a seguir e prepare-se para fazer uma visita a esse lugar paradisíaco.

Mas, afinal, o que é a Ilha de Alcatrazes?

Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a  Ilha de Alcatrazes é um verdadeiro santuário da vida marinha no litoral paulista, que ganhou fama por ser o local utilizado pela Marinha para exercícios de tiro. Mas sua história é muito mais antiga, datando de antes do descobrimento.

A sua abertura para o turismo, porém, não é o que muitos imaginam, uma vez que essa decisão inclui diversas regras que devem ser seguidas. As principais são:

Fazer somente atividades permitidas

Essas atividades incluem visita embarcada, mergulho livre, mergulho de flutuação e, claro, observação da vida marinha que existe por ali e é um espetáculo à parte.

É extremamente proibido o desembarque em terra, ou seja: pisar na Ilha de Alcatrazes, nem pensar.

Contratar somente empresas cadastradas para seu passeio

Para fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes é preciso contratar os serviços de empresas previamente cadastradas pelo ICMBio, como a Universo Marinho, a Colonial Diver e a Oceano Sub Atividades Subaquáticas.

Também é proibido utilizar embarcação própria ou alugada. Os funcionários das empresas cadastradas são previamente treinados no que diz respeito à segurança, cuidado com o meio ambiente e limite de aproximação do rochedo que forma a ilha. Respeitar o horário imposto.

Não, não é possível fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes todos os dias: ele ocorre somente de quarta à domingo.

O horário é outro ponto que precisa ser respeitado: é permitido chegar até lá somente das 08h00 às 16h00. O ideal é se organizar previamente, se possível entrando em contato com as empresas autorizadas para perguntar sobre agendamento, principalmente se você estiver em um grupo grande de pessoas.

O que é possível encontrar na Ilha de Alcatrazes, a poucos quilômetros de São Sebastião

Tanto a fauna quanto a flora irão te surpreender com quase 13.000 espécies deslumbrantes, algumas delas ameaçadas de extinção.

A rainha do abismo, por exemplo, cujo nome científico é Sinningia Insularis, faz parte de uma vegetação encontrada somente em Alcatrazes e em São Sebastião, no Morro do Recife. Já no que diz respeito à fauna, que é o que de fato os turistas poderão observar com maior facilidade, as surpresas realmente fazem o passeio valer a pena.

Que tal ver golfinhos e baleias, essas últimas incluindo a baleia-jubarte e a baleia-de-Bryde? E observar as tartarugas marinhas se alimentando, com destaque para a tartaruga-verde e a tartaruga-de-pente, ameaçadas de extinção? Ou, melhor ainda: que tal ter a chance de ver anfíbios e répteis que estão ali isolados há mais de 10 mil anos e que hoje servem como base para diversos estudos?

A rã de Alcatrazes é um exemplo desse grupo tão seleto que habita a ilha, junto às mais de 250 espécies de peixes.

Aliás, com base nesses exemplos da fauna você já pode perceber que qualquer mergulho nas águas que cercam a Ilha de Alcatrazes valerá a pena, seja por te envolver em cardumes ou te permitir ver de perto qualquer dos animais citados.

Para saber mais a respeito da abertura da ilha para visitação e obter informações mais técnicas antes de realizar seu passeio, visite o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Fonte:

Share