LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Problemas climáticos fazem Conab reduzir mais uma vez previsão para safra brasileira

Share

Nova estimativa para 2020/21 é de 254 milhões de toneladas – queda de 1,2% em relação ao ciclo anterior. No milho safrinha, produtividade será 25,7% menor

Os problemas climáticos que atingiram as lavouras fizeram a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduzir novamente a estimativa para a produção brasileira de grãos em 2020/21 para 254 milhões de toneladas – queda de 1,2% em relação à safra anterior.

Apesar de ter havido aumento de área plantada em mais de 4%, a redução se deve, principalmente, à queda das produtividades nas culturas de segunda safra, que sofreram com seca prolongada e geadas, em especial no centro-sul do país.

Entre as culturas mais afetadas, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (10/8), está o milho. A produção total deve chegar a 86,7 milhões de toneladas, sendo 24,9 milhões de toneladas na primeira safra, 60,3 milhões de toneladas na segunda e 1,4 milhão de toneladas na terceira safra.

Apenas para a segunda safra do cereal, a queda na produtividade estimada é de 25,7%, uma previsão de 4.065 quilos por hectare. A redução só não foi maior porque os altos preços do grão impulsionaram um aumento de área plantada em 8,1%, chegando a 14,87 milhões de hectares, informou a Conab.

Além disso, Mato Grosso, principal Estado produtor, foi o que menos registrou condições climáticas adversas durante o cultivo do cereal.

Com a colheita encerrada, a soja apresenta uma elevação de 11,1 milhões de toneladas na produção desta safra. Desta forma, o Brasil se mantém como maior produtor mundial da oleaginosa com uma colheita recorde de 135,9 milhões de toneladas.

Para o arroz, a produção neste ciclo teve crescimento de 5% em relação ao período anterior, chegando a 11,74 milhões de toneladas. Já em relação ao feijão, as atenções se voltam para a cultura de terceira safra, que está em fase inicial de colheita. A produção total é estimada em 2,94 milhões de toneladas, 8,8% menor que o obtido na safra 2019/2020, impactada pela seca nas principais regiões produtoras do país.leia mais..Fonte:GloboRural

Share