São Mateus! O bairro que já tentou ser cidade.

Share

Um movimento com cerca de 50 pessoas, composto por comerciantes, líderes comunitários e membros da Paróquia, liderado pelo funcionário aposentado da Assembleia Legislativa Carlos Angelo Benedito, entre os anos de 1980 e 1990, já tentou a emancipação de São Mateus. “Essa ideia foi desenvolvida em 1965, e veio crescendo. Primeiro com intuito da formação de uma subprefeitura, depois a emancipação”,disse.

Na prática, seria um município com uma boa estrutura – muitos foram emancipados, sem as respectivas condições. Localizado na Zona Leste da Capital, São Mateus tem uma população estimada entre 330 mil habitantes, número que superaria muitas outras cidades do Estado.

Hoje, apesar da arrecadação ser relevante, o bairro depende de retorno advindo da boa vontade do prefeito de São Paulo. Essa era uma das principais justificativas dos moradores. “Com certeza, como cidade São Mateus teria arrecadação própria e saberia administrar o dinheiro de forma mais adequada, com investimentos que proporcionaria uma melhor qualidade de vida a todos os moradores”, finalizou Mateus Dionízio.

Apesar da existência do movimento que chegou a ser forte, o tempo se encarregou de enfraquecê-lo. Em 1991, 43 novos municípios foram criados no Estado de São Paulo, e nessa leva a esperança se esvaiu. Em 2007, o deputado Antonio Curiati (PP) tentou nova investida, mas a legislação não lhe foi favorável. E, aos poucos o desejo perdeu sua razão de forma que hoje, quase não se fala mais no assunto.

Mesmo como bairro, São Mateus possui um comércio forte, com comunidades participativas,agremiações distintas, escolas, transporte coletivo amplo, infraestrutura boa, enfim,é um bairro que tem vida própria. E as negativas, poderia ser supridas se administrasse sua própria arrecadação com cidade e não como bairro.

Na história consta que em 1946, uma família de origem italiana Bei     adquiriu 50 alqueires de terra da fazenda Rio das Pedras; dois anos depois, loteou a área. Salvador Bei a nomeou de “Cidade São Mateus” para homenagear o pai, Mateo Bei, e por ter a convicção de que o loteamento um dia se tornaria uma grande cidade. Em 8 de dezembro de 1948, o bispo Dom Antônio de Macedo celebrou uma missa em ação de graças para celebrar a fundação do bairro.

Mesmo assim, está de forma expansiva e talvez, algum dia, essa ideia volte a fomentar seus moradores e políticos, e quem sabe até fluir de forma positiva.

Share