Sistema de coleta de lixo em Itanhaém/SP, ainda é precária

Share

Se vê na prática que a coleta de lixo em alguns municípios é precária. E, Itanhaém – um dos mais antigos e belos município do litoral – não tem reciprocidade quanto ao cuidado da administração pública, uma vez que é comum ver lixo pelas ruas de vários bairros, inclusive no centro da cidade e pontos turísticos.

Lixo jogado à margem de rio. Causa doenças, junta animais peçonhentos e prejudica o visual da cidade.

A empresa que faz a coleta de lixo usa uma tática de concentrar lixo em vários pontos, fazendo “montes” distante cerca de cem a duzentos metros em média, um do outro. Isso evita que um funcionário da empresa permaneça correndo junto com o caminhão; bom de um lado – para o funcionário -, ruim do outro – para os cidadãos -, uma vez que essa prática traz concentração de animais diversos, que furam os sacos e espalham o lixo nos locais concentrados. Mesmo, que o funcionário responsável pelo carregamento seja cuidado e recolha o lixo espalhado, ainda assim, fica resquícios que traz prejuízos de vária formas, inclusive na questão visual, uma vez que se trata de uma cidade turística.
A forma correta, seria o sistema que é utilizado na capital e outros municípios, onde existem recipientes plásticos que ficam fixo em locais estratégicos e caminhões apropriados para a retirada do lixo. Todo o serviço é feito de forma automatizada, facilitando a vida de funcionários, da empresa e principalmente para a população.

LEIA TAMBÉM: “LIXO À MARGEM DO RIO TRAZ RISCO DE ACIDENTES, DOENÇAS E ALAGAMENTOS”
Esse é um assunto que precisa de cuidado. O prefeito anterior, deu entrevista em vários jornais da região, dizendo que tinha se prontificado a fazer de Itanhaém uma central de coleta de toda baixada, para tratar o lixo. Ainda bem, que essa ideia ridícula – que nitidamente tinha como finalidade principal, na época da entrevista, agradar o chefe do Executivo Estadual -, não vingou.

Espera-se que esse sistema possa ser implantando na cidade, evitando constrangimento à população, que hoje vem hoje sofrendo com esse sistema impróprio e arcaico, e, que essa ideia do prefeito anterior jamais possa fomentar nos detentores do poder da atualidade.

Share