Praticar exercícios respiratórios promove ao corpo muitos benefícios e boas sensações, afinal, continuem no processo para acalmar e aliviar o nervosismo.
Inspirar e expirar são movimentos conectados com o lado ativo do sistema nervoso, denominado ‘simpático’ e com o lado calmante do sistema nervoso, de nome ‘parassimpático’. Por isso, a respiração contribui no controle do estresse e redução da ansiedade. Quando respiramos corretamente, o cérebro estimula a hiperventilação, inalando mais rapidamente o ar. Este esforço ajuda a acalmar e manter o equilíbrio.
Pensando nestes benefícios da respiração, reservamos alguns exercícios respiratórios que ajudam no controle da ansiedade, promovem a calma e e reduzem o estresse. Confira:
- Respire lentamente entre três e sete minutos apenas pelo nariz apenas. Deixe a saída de ar durar um tempo maior que a entrada. Sinta a expansão torácica e abdominal.
- Por meio de técnicas de inspiração e expiração, os músculos conseguem relaxar facilmente. Respire apenas pelas narinas, fazendo com que a expiração dure o dobro da inspiração.
- Levante os braços e leve a cabeça para trás ao inspirar e abaixe a cabeça e os braços ao expirar.
- Procure respirar sem expandir e contrair o abdômen, mas sim respirar profundamente e observar o movimento. Esse procedimento é importante porque o diafragma abaixa em sua contração na inspiração, fazendo com que as vísceras sejam projetadas para frente, mas sem forçar. Observe se as costelas também se elevam na circunferência do tórax, de forma que ele se expanda por inteiro.
- Antes de se recolher para dormir, apague as luzes, deite na cama e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire contando mentalmente até quatro e expirar e no mesmo tempo pelas narinas. Explica a especialista. Neste caso, pode-se contrair o abdômen quando soltar o ar, trabalhando os músculos da respiração.
- O exercício da respiração quadrada consiste em deixar o ar entrar no corpo, enquanto conta, devagar, até três. Segure o ar nos pulmões, contando lentamente até três. Em seguida, solte o ar bem devagar, no mesmo tempo. Fonte: Doutor Natura
Postagens Relacionadas
Delta se espalha como catapora e tem transmissão em lugares abertos; veja descobertas
Fiocruz: Florianópolis tem forte tendência de alta nas mortes por doenças respiratórias
Vacina tem risco mínimo de não proteger mesmo com duas doses; especialistas explicam