LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Moringa, uma planta resistente que traz esperança para o mundo!

Share

Apesar de poucos brasileiros conhecerem – mais comum no norte do país -, a Moringa é uma planta originária da Ásia e África que se adapta em áreas semiáridas tropicais e subtropicais, que se destaca pela alta resistência à adversidades, além de ser mega nutritiva. Esses parâmetros tem levado cientistas a proceder estudos animadores devido aos excelentes resultados.

“Estamos fazendo um trabalho de incentivo ao plantio da Moringa. Essa é uma planta que traz uma série de benefícios, tanto para a saúde e nutrição, quanto para economia e meio ambiente. Se cada família tivesse uma árvore dessa plantada no seu quintal, com certeza haveria menos fome e desnutrição no mundo”, disse Cesar Lima – Ambientalista, presidente nacional do PUMA – Partido Universal do Meio Ambiente. 

 

 

A planta pertencente à família Moringaceae, há treze variedades conhecidas, sendo que as mais comuns são oleifera e stenopetala. Sua desenvoltura é muito rápida, podendo sua árvore chegar até doze metros de altura. Os galhos ficam sempre carregados e as folhas verdes são altamente nutritivas, e supre as necessidades básicas energéticas de uma boa nutrição. Na África e Filipinas, por exemplo, é comum famílias plantarem pés de Moringa em seus quintais. As partes da planta são todas utilizáveis: folhas, vagens, flores, sementes e raízes – que tem alto uso medicinal.

Nutrientes

A planta possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. Além disso, possui todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz. Por esse motivo, a moringa é considerada a “árvore milagrosa”.

 

Uma opção para acabar com a fome no mundo

As folhas têm da Moringa tem um sabor levemente picante, semelhante ao agrião, e podem ser consumidas cruas em saladas, ou cozidas em sopas. Um prato muito apreciado na Indonésia e no Timor Leste é feito com suas flores fritas em óleo de coco e depois imersas em leite de coco. A iguaria se chama makansufa e é comida com arroz ou milho. Suas flores também dão um belo aspecto quando utilizadas em saladas e são amplamente utilizadas na preparação de chá. Suas vagens verdes têm sabor parecido ao grão de bico e podem ser consumidas cozidas. Quando a planta é jovem e tem em média 30 cm, suas raízes possuem uma reserva nutricional e podem ser ingeridas. De sabor picante, elas podem ser consumidas em saladas ou refogados. Contudo, após esse período, a raiz seca e não pode mais ser ingerida. O óleo extraído de suas sementes é passível de ser utilizado em diversas receitas.

A absorção dos nutrientes depende muito da forma com que o vegetal é preparado. Ao ferver por longos períodos e jogar o caldo do cozimento fora, muitas vitaminas fundamentais para a nutrição são desperdiçadas. Uma forma eficiente de consumir a planta é secando suas folhas e a transformando em pó, pois desse modo seus nutrientes são conservados.

 

No sudoeste Senegal, no período de 1997 a 1998, pesquisadores ensinaram a receita a clínicas locais, médicos e enfermeiras, para salvar crianças, mulheres grávidas ou amamentando da morte por desnutrição. As mães foram orientadas a ingerir esse pó nas refeições para produzir mais leite durante o período de amamentação

Propriedades medicinais

A planta auxilia no tratamento e prevenção de 300 doenças. É um potencial larvicida e repelente do mosquito Anopheles stephensi que é vetor da malária e do Aedes aegypit. Estudo também demonstrou que infusões de água quente de flores, folhas, raízes, sementes e talos ou casca da planta têm atividades antiespasmódica, anti-inflamatória e diurética. A Moringa ainda antipirética, antiepiléptica, anti-inflamatória, antiúlcera, anti-hipertensiva, antitumoral, redutora do colesterol, antioxidante, antidiabética, antibacteriana e antifúngica. Na medicina tradicional, o suco de flor é utilizado para melhorar a lactação humana e o chá de suas folhas é indicado para resfriados e infecções. As flores frescas são recomendadas para combate a anemia, úlceras gástricas e diarreia. Já para picadas de insetos, feridas ou problemas de fungos na pele, os habitantes locais utilizam uma pasta feita com suas folhas.

Diferentes usos

Há ainda outras potencialidades que vêm sendo estudadas. O óleo de sua semente, por exemplo, possui importância industrial e é aproveitado para lubrificar maquinarias delicadas, além de ser empregado em cosméticos como perfumes e utilizado para biocombustível. A planta também é usada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. E como a planta floresce o ano todo, suas flores são uma opção na alimentação de abelhas.

Moringa! Um despoluidor natural aliado ao Meio Ambiente

Além do alto potencial já exposto, essa milagrosa planta ressalta um importante fator que é a capacidade de ser um despoluidor capaz de realizar um tratamento químico da água ao decantar bactérias e resíduos. As sementes da Moringa ao ser macerado e adicionado à água, ela atrai argila, sedimentos e bactérias, que se acumulam no fundo do recipiente e deixa a água clara e potável. Ela melhora em 99% a qualidade da água com o seu efeito purificador. Três sementes purificam cerca de um litro de água, e o tempo ideal de decantação é de 90 minutos, sendo que quanto maior o tempo e repouso, maior será a quantidade de partículas que irão se acumular no fundo; de forma que por essa razão trata-se de uma planta aliada ao Meio Ambiente.
Estudos já analisam um composto ativo a base da semente da planta para ser implantado como agente coagulante em estações de tratamento de água convencionais. Hoje, são utilizados produtos químicos para realizar a coagulação e a floculação da água, resultando em resíduo que não pode ser descartados sem cuidados especiais, fato que não aconteceria com a Moringa, em razão do lodo – resíduo final – ser biodegradável e sem riscos ao meio ambiente. Os resultados de pesquisas feita com a Moringa Oleifera e stenopatala – que tem as mesmas propriedades – mostraram que as sementes não alteram o pH e nem a alcalinidade da água, de forma que não causam problemas de corrosão. Ambas tem as mesmas propriedades purificadoras da água.
Em síntese, é fácil de imaginar o amplo benefício dessa planta, basta imaginar que seis milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada, e poderia se valer dessa proeza da natureza.

“Essa planta é uma dádiva de Deus, é um vegetal que cresce justamente onde mais se precisa dela, que é a região árida do norte e nordeste. Esses lugares que vivem assombrados pela desnutrição, inclusive com morte por ingestão de águas contaminadas, poderá se valer dessa fonte, dessa esperança, tanto para a alimentação como um despoluidor de água contaminada. É assim que podemos levar ao povo brasileiro os benefícios dessa planta milagrosa, que a meu ver é a uma das mais generosas do planeta”, disse Cesar Lima – Ambientalista e presidente nacional do PUMA – Partido Universal do Meio Ambiente.

 

 

Share