Se você precisava de uma desculpa para abrir uma cerveja geladinha, um novo estudo sugere que algumas cervejas ajudam a aliviar dor com mais eficiência que remédios para dor vendidos sem receita na farmácia. O estudo foi conduzido por Dr. Trevor Thompson, da Universidade de Greenwich (Reino Unido), e publicado na revista The Journal of Pain.
Isso acontece porque elevar a quantidade de álcool no sangue para 0.08% (cerca de três ou quatro latinhas) aumenta a tolerância a dor significativamente. O resultado foi observado ao analisar 18 estudos sobre os efeitos de álcool em uma pessoa com dor.
A conclusão de Thompson é que o álcool funciona como um analgésico eficiente que “traz reduções clinicamente relevantes das classificações da intensidade da dor”. Isso não é muito surpreendente, já que o álcool é usado como anestésico desde o início dos tempos, mas o que impressiona no estudo é a revelação de que este poder é mais alto que remédios como paracetamol.
O estudo não significa que as pessoas devem tomar quatro latas de cerveja sempre que tiverem uma dor de cabeça, mas frisa essa característica do álcool.
Postagens Relacionadas
Os filhos da Rua
Os desafios do pico “Dedo de Deus”, na Serra dos Itatins!
Decifrando o código magnético: sinais de rádio distantes revelam a força oculta de exoplanetas semelhantes à Terra