LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Líder do governo diz que hospital veterinário de S.Bernardo abre em setembro

Share

Pery Cartola, vereador que atua na Causa Animal, afirma que estrutura está pronta, assim como medicamentos, equipamentos e profissionais já estão disponíveis.

O líder do governo na Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), disse que a previsão para o início do funcionamento do primeiro hospital público veterinário deve ter início em setembro deste ano. “O processo deu uma travada, porque esteve na Promotoria até 20 de fevereiro e, agora, a Prefeitura está terminando a parte burocrática e a previsão é entregar em setembro”, disse o vereador que atua na causa animal na cidade.

De acordo com o líder do prefeito Orlando Morando (PSDB), a estrutura do local está pronta, sendo que já foram adquiridos os medicamentos e foi feita a contratação de profissionais. “Agora, é mais a questão burocrática, porque o espaço que fica no Rudge Ramos, ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está pintado e cercado”, afirmou.

Ao ser questionada sobre a inauguração, a Prefeitura não informou datas. “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a instalação do Hospital Veterinário Municipal encontra-se em fase avançada. A programação para a inauguração será anunciada em breve”, informou nota da administração municipal.

Tramitação

A instalação do Hospital veterinário em São Bernardo foi anunciada em 30 de maio do ano passado. Em 24 de julho, a entidade Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) foi escolhida para gerenciar o equipamento, conforme publicação de edital em Diário Oficial.

Em 22 de agosto, a Câmara Municipal aprovou a subvenção de R$ 720 mil para o início das atividades.

Local

O hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na avenida Rudge Ramos, 1.740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento terá consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem.

Inicialmente, a informação é que seriam feitas 700 castrações nos primeiros meses, além de atender outras ocorrências com animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas , doenças parasitais e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não.

São Bernardo será a primeira cidade da região do ABCD a ter um hospital veterinário público. Na Grande São Paulo só existem três hospitais nos bairros Tatuapé, Santana e Vila Sônia, todos na Capital Paulista.

Share