Pery Cartola, vereador que atua na Causa Animal, afirma que estrutura está pronta, assim como medicamentos, equipamentos e profissionais já estão disponíveis.
O líder do governo na Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), disse que a previsão para o início do funcionamento do primeiro hospital público veterinário deve ter início em setembro deste ano. “O processo deu uma travada, porque esteve na Promotoria até 20 de fevereiro e, agora, a Prefeitura está terminando a parte burocrática e a previsão é entregar em setembro”, disse o vereador que atua na causa animal na cidade.
De acordo com o líder do prefeito Orlando Morando (PSDB), a estrutura do local está pronta, sendo que já foram adquiridos os medicamentos e foi feita a contratação de profissionais. “Agora, é mais a questão burocrática, porque o espaço que fica no Rudge Ramos, ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está pintado e cercado”, afirmou.
Ao ser questionada sobre a inauguração, a Prefeitura não informou datas. “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a instalação do Hospital Veterinário Municipal encontra-se em fase avançada. A programação para a inauguração será anunciada em breve”, informou nota da administração municipal.
Tramitação
A instalação do Hospital veterinário em São Bernardo foi anunciada em 30 de maio do ano passado. Em 24 de julho, a entidade Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) foi escolhida para gerenciar o equipamento, conforme publicação de edital em Diário Oficial.
Em 22 de agosto, a Câmara Municipal aprovou a subvenção de R$ 720 mil para o início das atividades.
Local
O hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na avenida Rudge Ramos, 1.740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento terá consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem.
Inicialmente, a informação é que seriam feitas 700 castrações nos primeiros meses, além de atender outras ocorrências com animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas , doenças parasitais e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não.
São Bernardo será a primeira cidade da região do ABCD a ter um hospital veterinário público. Na Grande São Paulo só existem três hospitais nos bairros Tatuapé, Santana e Vila Sônia, todos na Capital Paulista.
Postagens Relacionadas
EM ITANHAÉM, MARCO AURÉLIO (PL) LIDERA COM FOLGA A INTENÇÃO DE VOTOS
Os desafios do pico “Dedo de Deus”, na Serra dos Itatins!
Mercado aposta em crescimento de empresas apesar de economia