LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Músculo, ombro, joelho e lombar: saiba como as lesões mais comuns afetam quem frequenta a academia

Lesões nos joelhos são relativamente comuns entre praticantes de esportes que fazem o exercício de forma irregular ou excedem a capacidade fisiológica.

Share

Frequentar uma academia é uma das formas de se manter longe do sedentarismo – que, você já deve saber bem, causa diversos prejuízos para a saúde. Mas há quem vá em busca de mais qualidade de vida e acaba encontrando problemas: as indesejáveis lesões, que podem causar dores, desconfortos e até levar a tratamento mais extremos como a cirurgia.

“Existem dois tipos de lesões: as macrotraumáticas, quando a pessoa tem um trauma único que desencadeia o problema, e as microtraumáticas, que se instalam aos poucos por meio de exercícios ou movimentos que excedem a capacidade fisiológica da pessoa. Os dois tipos podem ocorrer entre os frequentadores de academia, mas a ocorrência das microtraumáticas é mais comum” diz Marcos Henrique Ferreira Laraya, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Os tipos de lesão variam muito de acordo com a modalidade que o aluno pratica, mas, de forma geral, ombro, joelho e lombar são as regiões do corpo mais afetadas. “Às vezes, o problema pode surgir por causa de uma questão que nem o aluno sabe que tem. Por isso, é fundamental procurar um lugar que faça uma avaliação completa antes de iniciar os treinos, que contemple análise morfológica, comportamental e dos objetivos da pessoa”, afirma Aderson Loureiro, doutor em Ciências do Exercício e professor de Cinesiologia e Anatomia na Unisinos, do Rio Grande do Sul.

Se a lesão apareceu, o atleta primeiro precisa descobrir a causa. É um leque grande de possibilidades: pode ser excesso de carga, algum erro repetido de movimento, intensidade, volume ou frequência. Depois, ele tem de avaliar o que o deixou suscetível àquela lesão – algum desequilíbrio ou alguma fraqueza que precise ser trabalhada.

Durante o processo, não costuma ser necessário interromper todas as atividades físicas, somente aquelas relacionadas à lesão. Mais tarde, com todos os problemas corrigidos, o aluno poderá voltar a executar normalmente os exercícios.

Listamos as lesões comuns entre quem frequenta a academia. Confira:

Lesões no ombro

O ombro é uma articulação extremamente vulnerável e queixa frequente principalmente entre praticantes de musculação e crossfit. De acordo com o presidente eleito da SBMEE, Marcos Henrique Ferreira Laraya, os problemas são comuns por causa do impacto entre o acrômio, que faz parte da articulação do ombro, e dos tendões do chamado manguito rotador. Isso pode causar lesões como tendinites e até rompimento. “Normalmente, esse problema ocorre quando o aluno que não está preparado realiza alguma atividade que exija elevação do ombro acima de 90 graus” afirma Laraya. O professor da Unisinos Aderson Loureiro lembra: “Por isso, existe a necessidade de um direcionamento individualizado para cada aluno”.

Share