Governador despachará na Cidade; data lembra Patriarca da Independência do Brasil
Nesta quarta-feira (13) ocorre a transferência da Capital paulista para Santos — em homenagem a José Bonifácio, santista, Patriarca da Independência. Das 9 às 16 horas, o governador Márcio França (PSB) despachará do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura.
A memória e os ideais de Bonifácio serão celebrados com ato cívico às 9 horas na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, diante do Pantheon dos Andradas. Ali está o jazigo do Patriarca da Independência e de seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e Patrício Manuel. Descendentes do patriarca deverão comparecer.
História
José Bonifácio de Andrade e Silva nasceu em Santos, no dia 13 de junho de 1763. Ele estudou em Portugal e, após retornar ao Brasil, tornou-se figura de projeção política. Ele foi o primeiro brasileiro a ocupar um ministério em janeiro de 1822.
José Bonifácio foi ministro do príncipe D. Pedro, tornando-se figura importante no processo de Independência do Brasil. Ele orientou e aconselhou D. Pedro nos momentos que antecederam a independência do Brasil. José Bonifácio de Andrada e Silva morreu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1838. Fonte: atribuna
Postagens Relacionadas
EM ITANHAÉM, MARCO AURÉLIO (PL) LIDERA COM FOLGA A INTENÇÃO DE VOTOS
Os filhos da Rua
Os desafios do pico “Dedo de Deus”, na Serra dos Itatins!