LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

VALE, SINÔNIMO DE DESVALOR SOCIAL!

Share

A arquitetura desenvolvida pela mineradora para a construção de imóveis da administração e do refeitório é outra falha apontada. Para os especialistas, tais construções não poderiam ter sido colocadas ao nível abaixo da barragem de contenção dos resíduos minerais.

Essas falhas são diretamente responsáveis pela morte por soterramento de mais de 100 funcionários da Vale.

PRISÃO E ENDURECIMENTO DA LEGISLAÇÃO.
O Ministério Público Estadual pediu a prisão dos engenheiros responsáveis pela segurança e foi deferida pelo Juiz do processo.

Foram presos na manhã dessa terça-feira, 29/1 p.p., em São Paulo, André Yassuda e Makoto Manba.

Também foram presos, na mesma data e em Minas Gerais, os funcionários da mineradora Cesar Augusto Paulino Grandchamp – geólogo, Ricardo de Oliveira – gerente de Meio Ambiente, e Rodrigo Artur Gomes de Melo – gerente executivo.

Para nós, o presidente Fábio Schvartsman, tem de ser responsabilizado criminalmente e a sua prisão será uma forte medida pedagógica para a comprovação de uma política responsável para crimes desse porte, ainda que preventivamente para concluir-se os trabalhos da investigação.

PROPOSTA DE NOVO ANTEPROJETO DE LEI.
O porta-voz da presidência, Gal. Otávio Santana do Rego Barros, anunciou nesta quinta-feira a criação de um subcomitê que apresentará nos próximos dias um anteprojeto de lei para atualizar, como disse, a Lei 12.334/2010 que é a que vige até esta data para regular a política nacional de segurança de barragens.

Essa mensagem legislativa que será enviada pelo presidente para o Congresso é bem-vinda.

Entretanto, o que se espera dessa dita política nacional até mais abrangente, a de cunho de interesse nacional, é a efetiva fiscalização e expedientes preventivos antes que aconteça mais um evento crítico de destruição ambiental, da flora e fauna, e de vidas humanas.

Share