LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Acadêmicos da UNIP compareceram em peso na palestra do presidente do TJ desembargador Paulo Dimas, realizado na Unisanta.

Share

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, proferiu no dia (23), no auditório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), palestra para os alunos do curso de Direito, com o tema: “Os desafios da eficiência no Poder Judiciário”. Na ocasião, o público teve a oportunidade de saber mais sobre o funcionamento, conquistas e desafios da maior Corte do País.

        Antes do início do evento, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, saudou o presidente Paulo Dimas por se dispor a compartilhar com os jovens sua experiência. “São lições de vida transmitidas com muita seriedade”, afirmou. Já a presidente da universidade, professora Lúcia Teixeira, em nome do corpo docente e discente da instituição, cumprimentou o presidente pelo trabalho à frente do TJSP.

        O pró-reitor administrativo da instituição, Marcelo Teixeira, agradeceu a presença de Paulo Dimas e também do presidente do TJSP no biênio 2013-2014, desembargador Ivan Sartori. O coordenador da Faculdade de Direito, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, destacou que Paulo Dimas, “além de um grande gestor do Judiciário, é um grande juiz. Profere votos primorosos, que honram a Magistratura brasileira”.

        Por sua vez, o presidente compartilhou aprendizado obtido em 38 anos de carreira pública. “Temos que, antes de mais nada, prestar contas aos destinatários de nossa missão constitucional: o povo brasileiro. O importante é, apesar das mudanças e do passar do tempo, sempre mantermos nossos ideais.”

        “É preciso ousar, porque os desafios da gestão são imensos”, ressaltou Paulo Dimas. Ele apresentou o Relatório de Gestão 2016 e falou dos números do Poder Judiciário paulista, com seus mais 20 milhões de processos em andamento e 5,2 milhões de casos novos, somente em 2016. Apesar do gigantismo, a Corte foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por recordes de produtividade alcançados no ano passado. “Eficiência deve ser traduzida na duração razoável do processo”, explicou.

        “O juiz não é mais um simples solucionador do processo. Precisa ser um gestor e pacificador social e a grande preocupação do gestor deve ser planejamento, pois a atual conjuntura pede por políticas públicas nas mais diversas áreas: tecnologia, infraestrutura, sustentabilidade, segurança, comunicação e outras.” Por fim, o desembargador mencionou o atual momento de crise política e econômica: “Apesar de tudo temos que manter as instituições funcionando corretamente. Temos que continuar trabalhando, continuar servindo ao povo de São Paulo”.

        Também prestigiaram a palestra os desembargadores Carlos Nunes Neto e Everaldo de Melo Colombi; o diretor da Faculdade de Direito da Unisanta, Norberto Moreira da Silva; o diretor da Escola Superior do Ministério Público, procurador de Justiça Antonio Carlos Ponte; o coordenador da Unip-Santos e juiz do TRE, Luiz Guilherme Costa Vagner; o presidente da OAB-Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues; os juízes Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira Borges, Bruno Nascimento Troccoli e Frederico dos Santos Messias; o idealizador do evento, Dave Prada; demais magistrados, integrantes do MP, advogados, professores e acadêmicos de Direito.

Os alunos do curso de direito da Universidade Paulista (UNIP), que tem a coordenação do Desembargador Prof. Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, compareceram em peso no auditório que ficou lotado. “Foi uma palestra muito produtiva e esclarecedora, muito boa mesmo”, expressou o aluno Wagner Hilário.

Embora estivesse de forma discreta no auditório, a presença do Dr. Adilson Tavares de Mendonça, não poderia deixar de ser notada. Uma pessoa fez história, foi delegado, educador, empresário, um palestrante conhecido em toda a baixada santista, que aos 80 anos ainda mantém uma forma dinâmica invejável, exercendo atividade em seu escritório de advocacia no centro de Santos. Ali, no recinto lotado, muitos outros como o Dr. Adilson estavam prestigiando o palestrante que ao final foi imensamente aplaudido pela belíssima apresentação. 

Cesar Augusto Alves de Lima

Share