LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Cronograma para o desligamento do sinal analógico é adiado em Santos

Share

SANTOS – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que o período de desligamento do sinal analógico na cidade de Santos, que estava previsto para esta quarta-feira (29), foi adiado. A nova data da migração do sistema digital acontece no dia 20 de dezembro.

A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (28), por meio do Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED). Em nota, a Anatel esclareceu a nova medida, que foi decretada em razão da falta de alcance no percentual mínimo de domicílios com o sinal digital para o desligamento, que é de 90%. Segundo a pesquisa Ibope Inteligência, em Santos o percentual atingido foi de 89%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 25 de novembro deste ano. Para esta análise da Cidade, o instituto contou com 1.078 entrevistas. Outros locais do estado de São Paulo, como Campinas, Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Franca também tiveram suas datas alteradas. Apenas parte do interior paulista vai ser digitalizada neste momento. Outras partes do estado serão digitalizadas em 2018. A Região Sul será a próxima a ter o seu sinal analógico desligado. O desligamento em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre está previsto para ocorrer no dia 31 de janeiro de 2018.

TV Digital
Vale lembrar que, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil. A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade. fonte Santaportal

 

Share