LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Onças, aves e macacos vivem na Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto (SP)

Share

Estação Ecológica é abrigo de diversas espécies. Macacos-prego com filhotes, onça-parda e pica-pau-de-topete-vermelho são observados.

Mata de Santa Tereza é um refúgio natural no município de Ribeirão Preto (SP). A área verde de 150 hectares é a casa de diversas espécies, algumas ameaçadas de extinção.

O local foi aberto ao público, porém atualmente é frequentado apenas por pesquisadores, estudiosos e funcionários da Fundação Florestal.

A equipe do Terra da Gente acompanhou profissionais pela mata e teve a oportunidade de observar várias espécies: macacos-prego com filhotes, onças-pardas, gaviões e até o pica-pau-de-topete-vermelho, ave que já esteve diversas vezes na lista de ameaçadas de extinção. Outro destaque da mata é o bugio-preto, um dos primatas mais ameaçados do Brasil.

Em 2014, a estação ecológica foi atingida por um incêndio. A fauna e flora sofreram severamente com o ocorrido, mas reagem bem com passar dos anos. Os estudiosos acreditam que em pelo menos dez anos o prejuízo do incêndio deva ser revertido.

Fonte: G1

Share