Com o anúncio na tarde de ontem (sexta, 23) de mais dez gestores que vão comandar pastas, empresas e companhia municipais a partir de janeiro de 2017, está formado o secretariado da Prefeitura para a próxima gestão. A divulgação foi realizada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em solenidade no salão nobre do paço, com a presença dos atuais e futuros ocupantes dos órgãos. Os secretários municipais de Cultura e de Infraestrutura e Edificações, respectivamente Fábio Nunes e Ângelo José da Costa Filho, foram mantidos em suas funções.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano passará a ser ocupada pelo ex-secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, o engenheiro Júlio Eduardo dos Santos, substituindo Nelson Gonçalves de Lima Jr. O vereador reeleito e ex-presidente da Câmara e do Clube Estrela de Ouro, Sadao Nakai, é o novo secretário de Esportes no lugar de Alcidio Mello. Também vindo do Legislativo, mas com experiência no Executivo por já ter sido vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira filho ocupará a Secretaria de Gestão a partir do próximo ano. O ex-ouvidor municipal Flávio Jordão comandará a Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania, nova denominação da pasta de Defesa da Cidadania, antes ocupada pelo advogado Carlos Mota, futuro secretário de Educação.
“Vamos fortalecer a Defesa da Cidadania agregando as relações do Governo com o Poder Legislativo e todas as instituições”, explicou o prefeito Paulo Alexandre. Na Secretaria de Meio Ambiente o novo titular será o engenheiro Marcos Libório, com formação relacionada à área ambiental e atuação por 32 anos em empresas de serviços públicos de energia elétrica, em substituição a Débora Blanco Dias. O atual secretário-adjunto de Cultura, Rafael Leal, ficará à frente do Turismo, que agregará o Departamento de Eventos hoje pertencente à Cultura. O objetivo é potencializar os eventos e a atração de público para a Cidade. Ele entrará no lugar de Mirian Guedes.
O atual presidente da empresa Prodesan, Odair Gonzalez, será mantido no cargo. Já na CET-Santos, Rogério Vilani, atual diretor de Transportes Públicos, assumirá a presidência em substituição a Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Foto: Susan Hortas
Veja a lista completa do novo secretariado:
Assistência Social
Rosana Russo – assistente social, mestre em Serviço Social, atuou na Febem (atual Fundação Casa), servidora da Prefeitura desde 1996 e chefiou a pasta de Assistência Social entre 2013 e 2016.
Comunicação
Luiz Dias Guimarães – jornalista, ex-presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, chefiou a Secretaria de Turismo de 1998 a 2001 e de janeiro de 2013 a junho 2016 e está à frente da pasta de Comunicação desde junho de 2016.
Cultura
Fábio Nunes – biólogo e professor, foi vereador por três legislaturas consecutivas, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e à frente da pasta de Cultura desde 2015.
Desenvolvimento Urbano
Júlio Eduardo dos Santos – formado em Engenharia Agrimensura, Engenharia Civil e Administração de Empresas, ex-secretário municipal em sete pastas e secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades entre 2012 e 2014.
Educação
Carlos Mota – advogado, pós-graduado em Direito Público e especialista em Gestão para o Terceiro Setor, presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e chefiou a Secretaria de Defesa da Cidadania de abril de 2014 a dezembro de 2016.
Esportes
Sadao Nakai – vereador eleito para o terceiro mandato consecutivo, presidiu a Câmara de 2013 a 2014, é faixa preta e professor de judô e jiu-jitsu e já presidiu o Clube Estrela de Ouro.
Finanças
Maurício Franco – formado em Direito, pós-graduado em Gestão e Estratégia de Empresas, MBA em Gestão Empresarial e em Desenvolvimento Regional Sustentável, comandou o Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura e atuou por 35 anos na Caixa Econômica.
Gabinete do Prefeito
Sylvio Alarcon – advogado, doutor em Direito, professor universitário, ex-assessor técnico do Gabinete do Prefeito, também chefiou os departamentos de Registro de Atos Oficiais e de Assuntos Metropolitanos.
Gestão
Carlos Teixeira Filho – advogado, já presidiu a Associação dos Advogados de Santos, Casa da Criança, escola de samba X-9 e foi vice-prefeito, secretário municipal de Assistência Social e vereador desde 2013.
Governo
Rogério Santos – gestor público, mestre em Saúde Coletiva, fundou o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto) e chefiou o Gabinete do Prefeito de 2013 a 2016.
Infraestrutura e Edificações
Ângelo José da Costa Filho – engenheiro, pós-graduado pelo Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), ex-professor universitário, é titular da pasta desde 2013.
Meio Ambiente
Marcos Libório – engenheiro, pós-graduado em Eficiência Energética e em Marketing, com atualização em Gestão do Serviço Público, presidiu a Ong Vidas Recicladas e atuou por 32 anos em empresas de serviços públicos de energia elétrica.
Ouvidoria, Transparência e Controle
Rivaldo Santos – jornalista, bacharel em Direito, servidor da Prefeitura desde 1991, chefiou a Secretaria de Comunicação e Resultados de janeiro de 2013 a junho de 2016 e a Ouvidoria a partir de outubro do mesmo ano.
Porto, Indústria e Comércio
Omar Silva Júnior – engenheiro eletricista, presidiu a Cosipa de 1977 a 2005, fundou e presidiu a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e chefiou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de 2013 a 2016.
Procuradoria Geral
Donato Lovecchio Filho – advogado, servidor da Prefeitura há 20 anos no cargo de procurador, coordenou a Procuradoria Judicial de 1999 a 2004 e chefia a Procuradoria Geral desde 2013.
Relações Institucionais e Cidadania
Flávio Jordão – administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Pública, cursando Master em Liderança e Gestão pelo CLP/Harvard Kennedy School, coordenou o programa estadual Acelera São Paulo e foi ouvidor municipal de 2013 a 2016.
Saúde
Fábio Ferraz – é mestre em Gestão de Políticas Públicas, master em Liderança e Gestão, especialista em Direito Processual Civil e chefiou a Secretaria Municipal de Gestão entre 2013 e 2016.
Segurança
Sérgio Del Bel Júnior – coronel da PM, mestre em Aperfeiçoamento de Oficiais e doutor em Ciências Sociais e Ordem Pública, comandou o Policiamento da região e o Pelotão da Rota em São Paulo e chefia a pasta municipal de Segurança desde 2013.
Serviços Públicos
Carlos Russo – engenheiro civil, trabalhou na Cosipa e como consultor, ocupou diversos cargos na Prefeitura e chefia a pasta de Serviços Públicos desde 2010.
Turismo
Rafael Leal – publicitário, pós-graduado em Marketing e gestor cultural, chefiou o Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura e foi adjunto da pasta de 2014 a 2016.
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
Rogério Vilani – graduado em Engenharia de Produção e em Tecnologia em Processamento de Dados, MBA em Administração e diretor de Transportes Públicos da CET de 2013 a 2016.
Cohab Santista
Maurício Prado – graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, foi assessor jurídico e diretor de Habitação e Administrativo da Cohab, preside o Conselho Municipal de Habitação e a Cohab, esta última desde maio de 2015.
Prodesan
Odair Gonzalez – contabilista e advogado, ex-vereador por quatro mandatos, presidiu a Câmara de 2003 a 2004 e a Prodesan entre 1983 e 1984, cargo que retornou a partir de 2013.
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