LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Suicídio Infantil: é preciso falar sobre isso, sempre!

Suicídio Infantil

Share

Não é um assunto que as pessoas gostam de conversar, mas é preciso. O suicídio infantil. de acordo com alguns estudos realizados, pode ocorrer a partir dos oito anos de idade e, mesmo sem o conhecimento de diversos adultos, existem motivos para que esta tragédia aconteça.

É a partir dos oito anos que a criança já começa a compreender melhor suas emoções, entender sobre a morte e pode tentar contra a própria vida. Claro que esta informação não livra crianças mais novas de o fazerem, por isso, é sempre necessário uma avaliação psicológica.

Os pais, quando se deparam com a notpicia de que seu filho cometeu suicídio, não consegue acreditar ou até mesmo sentem vergonha, muitas vezes por achar que falharam ou que a culpa foram deles. A verdade é que, hoje em dia, as criançasse sobrecarregam de atividades,  informação e cobrança.  Quando os pequenos não correspondem às  expectativas dos pais e às delas mesmas, sentem-se frustradas e se deparam cm a sensação de fracasso. Nisso, tambpem ocorre o sentimento da depressão até que se torne insuportável.

Leia também: Novo vídeo de brasileiros constrangendo mulheres russas circula na rede

Apesar dos transtornos mentais serem considerados o gatilho do suicídio, o ato não ocorre apenas por conta deles.
Claro que nos topos da lista estão a depressão e transtorno bipolar relacionados às tentativas de suicídio associados a impulsividade, o que facilita o ato.

Algumas crianças tambem sentem dificuldades em lidar com determinadas situações como bullying, perda de um ente querido, rejeição por parte de algum familiar ou amigo, dificuldade no aprendizado escolar, situações de brigas e confusões no lar, desentendimento ou separação entre pai e mãe e, muitas delas, não conseguem lidar com as emoções que sentem e podem tentar cometer o suicídio precoce.

Por este motico que, observar o comportamento das cirianças, é primordial. É preciso que os pais identifiquem se a criança está diferente, apresentando comportamentos e sentimentos como: agressividade, variações de humor, queda no rendimento escolar, dificuldades para dormir ou sono excessivo, perda de apetite e irritabilidade.

O suicídio é composto por três fases: a idealização, o planemento e o ato.  Na primeira é a ideação, a criança pensa em acabar com o sofrimento, mas não vê outra saída que não seja a morte. A segunda é como ela irá fazer isso, como por exemplo, por meio de envenenamento, queda de um local alto, enforcamento etc é o prório ato.

Ao decorrer destas etapas, a criança pode dar sinais, mesmo que não diga que deseja morrer. Ela pode não querer sair  da cama, não mais querer ir para a escola,  não acordar cedo, estar sempre cabisbaixa ou chorando escondida. Algumas, se expressam também por meio de desenhos ou alguma outra atividade artística. As que já tem redes sociais, podem expressar por elas, como status do Facebook ou Whatsaapp. Esses sinais já são é um pedido de socorro.

É importante que os pais sempre perguntem, por exemplo, por que o filho está triste e que se ofereçam para fazer algo que possam se sentir melhor. Se podem conversar sobre o que o está deixando abalado. Ressaltar o quanto é feliz por ter ele como filho, que se ele precisa conversar, os pais estarão ali, sem a necessidade de broncas ou castigos e o quanto se orgulha dele. Todas essas atitudes podem  e o que eles podem fazer para ele se sentir melhor e evitar uma tragédia.

 

Share