LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

TSUNAMI NA INDONÉSIA ARRASA MAIS UMA VEZ

Krakatoa é uma dos 127 vulcões em atividade na região

Share

SOBE O NÚMERO DE MORTOS. VULCÃO AINDA ESTÁ EM ERUPÇÃO.

Tsunami que atingiu a Indonésia no dia 22, registra 281 mortos e mais de 1000 feridos.  O desastre foi provado pela erupção do Vulcão Krakatoa, que ainda está em erupção e pode provocar novas catástrofes. No balanço geral até o momento, 600 construções entre casas, hotéis e estabelecimentos comerciais e mais de 400 barcos, ficaram danificados.

Milhares de soldados, policiais, funcionários do governo e voluntários estão trabalhando na busca de vítimas nas ilhas de Sumatra e Java. Desta vez não houve qualquer tremor de terra que pudesse servir de alerta à população de forma que as ondas chegaram a superfície pegando a todos de surpresa. Na praia de Tanjung Lesung, em Java, uma onda gigante atingiu um estabelecimento na hora do show. Um vídeo gravado por um dos espectadores “bombou” em todas as redes sociais. Krakatoa é um dos 127 vulcões em atividade na Indonésia.

Tsunami arrasa Indonésia, mais uma vez

O evento foi tão repentino que num primeiro momento as autoridades anunciaram que estava havendo apenas um aumento de maré e que ninguém deveria entrar em pânico.

Por ficar no local considerado como “Anel de Fogo do Pacífico”, a Indonésia é uma área de risco por estar localizada num local propenso a altas intensidades de catástrofes por erupção vulcânicas e terremotos, do planeta. Recentemente na cidade de Palu, nas ilhas Célebes, milhares de pessoas morreram vítimas de um tremor com posterior tsunami. Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto no fundo do mar de 9,3 graus de magnitude, na costa de Sumatra, na Indonésia, provocou a morte de 220.000 pessoas em vários países do Oceano Índico, sendo 168.000 na Indonésia. Fonte G1.

 

Share