LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

ACADÊMICOS DA UNIP DE SANTOS VISITAM OS MUSEUS DO TJ E DO CRIME, EM SÃO PAULO.

Museu TJ

Share

Na quinta-feira do último dia 26 de outubro, os alunos do curso de Direito da Unip, campus Rangel, em Santos – Estado de São Paulo, visitaram os museus do Tribunal de Justiça (TJ) e do Crime (Academia de Polícia). A viagem foi realizada por duas Vans da empresa “Guepardo” , tendo saído às 9 horas em frente ao prédio da Unip e retornado às 19 horas.

A primeira parada foi no “Museu do TJ”. Os alunos ficaram de forma descontraída, conversando, tirando fotos, aguardando a abertura ao público que só aconteceu às 11 horas. Após a assinatura no livro de presença, um primeiro passeio mostraram relíquias do passado, histórias que foram preservadas através de objetos, fotos e documentos que chamava atenção dos alunos a cada passo dado entre as paredes monumentais e objetos antigos do prédio. O ápice foi a palestra feita por um guia no no salão do Juri, que contou relatos históricos do passado e curiosidades que marcaram o dia.

“É uma visita interessante, estamos conhecendo um pouco da história do TJ, bem como do país como um todo. Essa integração cultural deveria ser extensiva a muitos outros, está valendo cada minuto da viagem”, disse Kátia – acadêmica do último semestre de Direito.

Às 12h30 foi dado uma parada para o almoço, os grupos se dividiram, sendo que parte foram para o Habib’s nas proximidades da Praça da Sé, outros permaneceram em restaurantes, ainda próximo da Conde Sarzeda. Após uma hora, ambos os grupos retornaram relatando estarem satisfeitos com os locais do almoço.

Numa segunda etapa, as Vans seguiram para a Cidade Universitária, precisamente a Academia da Polícia Civil, onde se encontra o museu do Crime. Logo na entrada – em um prédio de arquitetura imponente – estava estampada uma exposição de viaturas da polícia, com veículos de várias marcas e anos. O grupo caminhou para o auditório onde uma policial civil proferiu palestra a respeito da organização da polícia no Estado de São Paulo, fez a demonstração de slides e respondeu várias perguntas. Depois, seguiram para o museu, onde foram vistos objetos antigos e históricos, simulações e relatos de crimes famosos como: “crime da mala”, “maníaco do parque”; e ocorrências como:  “incêndios do edifício Joelma e Andraus”, etc.

Enfim, já ao final da tarde, nem o cansaço tirou o ânimo do grupo que retornaram cantando, brincando e fazendo planos para eventos similares. A organização da viagem foi da atual gestão do Grêmio Estudantil da Unip, que mais uma vez recebeu os parabéns de todos os alunos pelo excelente desempenho do mandato. VEJA O ALBUM DE FOTOS E VIDEOS.

Por Cesar Augusto Alves de Lima.

Share