LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Itanhaém: uma cidade dedicada à saúde e bem estar dos idosos

Terceira Idade de Itanhaém

Share

Sempre preocupada com a saúde dos idosos de Itanhaém, a Prefeitura presta todo o apoio às atividades prestadas pelas entidades parceiras do Município. Praticar hábitos saudáveis garante uma vida ativa, prevenindo doenças provenientes da idade, além de adquirir maior qualidade de vida.

Um dos exemplos do lema de “exercitar é viver” é a entidade Vida Loty, instalada Rua Thais, 837 – Vila Loty,  presta atividades gratuitas há nove anos aos bairristas e moradores da região, com foco na terceira idade.

Existe um total de 100 idosos frequentadores do localque desfrutam de alongamentos, yoga, zumba, canto e caminhadas. Coordenado com muita dedicação, por Antônia Alves Damaceno Nascimento, de 78 anos, o Vida Loty, se dedica à saúde de seus idosos, proporcionando bem estar e uma saúde livre de depressão, ansiedade, tristeza e solidão, afinal, essas atividades em grupo, trazem maior interação entre os participantes, formando laços de amizade por toda a vida. No grupo, “Vida” é uma sigla com significado especial e quer dizer: Viver Intensamente Doando Amor.

Além do Vida Loty, existem mais entidades no município que prezam pela saúde da terceira idade como o Grupo Conviver, O Clube da Terceira Idade do Balneário Gaivota, o Idade de Ouro, Gevida e o Viver Bem. O departamento de esporte da cidade também dispões de aulas de  esportes adaptados aos idosos, como vôlei e futebol, além de jogos de menos impacto como a bocha.

É importante lembrar que  praticar atividades físicas é saudável para públicos de todas as idades e indicado por todos  profissionais da área de saúde para todos os tipos de pessoas, exceto por algumas situações clínicas que possam dificultar ou impedir a prática de algum exercício.

A prática de atividades físicas na terceira idade auxiliam no combate à obesidade, diminui a a perda de massa óssea,  melhora a coordenação e a capacidade aeróbica, prevenindo assim as dores derivadas da idade, prevenindo também doenças como a artrose, reumatismo, tendinite e artrite.

Leia também: Caminhar, dançar, suar. Vamos lá? Atividade eleva expectativa de vida e afasta depressão

Share