LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

REI PELÉ, MORRE AOS 82 ANOS DE IDADE

Share

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos.
A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.


O Atleta do Século estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Principal artilheiro da história da seleção brasileira, com 95 gols, Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol. Defendeu o Santos por quase 20 anos e, pela equipe nacional, conquistou três Copas do Mundo, em quatro participações.

Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações em 23 de outubro de 1940. No entanto, passou boa parte de infância e adolescência em Bauru, no interior de São Paulo. Foi lá que o futuro astro do futebol começou a jogar, influenciado pelo pai, Dondinho.

Em seguida, Pelé fixou residência em Santos, mas virou um autêntico cidadão do mundo graças do futebol. Primeiro, como jogador profissional. Depois da aposentadoria, em razão de compromissos como garoto-propaganda e embaixador do esporte.

O ídolo do esporte deixa seis filhos, três de seu casamento com Rosemeri Cholbi (Kelly Cristina, Edinho e Jennifer), dois da união com Assíria Lemos (Celeste e Joshua), além de Flávia Christina, fruto de uma relação extraconjugal. Sandra Regina, filha que conseguiu o reconhecimento de paternidade de Pelé na Justiça, morreu em 2006.

OS RELACIONAMENTOS AMOROSOS DO REI PELÉ

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, se envolveu com muitas mulheres ao longo dos seus 82 anos. Se casou três vezes, teve seis filhos – dois deles de relacionamentos extraconjugais – e nem sempre manteve boa relação com suas namoradas.

Pelé ao lado da então namorada Xuxa, durante desfile de moda na cidade de Hollywood, EUA

Seu romance com a a apresentadora Xuxa Meneghel, com 23 anos de diferença entre eles, enquanto ela ainda estava no início de sua carreira, tomou as páginas de revista nos anos 1980. O ex-jogador conheceu Xuxa enquanto ela ainda era uma modelo iniciante, de 17 anos, durante um ensaio para a capa da revista “Manchete”.

Em entrevista ao jornalista Luis Erlanger, em uma live transmitida no seu Instagram em 2021, Xuxa relembrou como o ex-namorado falava de si mesmo na terceira pessoa para se referir ao “Pelé” e os desafios impostos pela diferença de idade. Ela também falou sobre as traições do ex-jogador: “Ele dizia que era um relacionamento aberto, mas aberto só para ele.” Seis anos depois, o namoro acabou.

>>>>

Brasil, Santos, SP. 13/02/1966. O jogador de futebol do Santos F. C., Edson Arantes do nascimento, conhecido como Pelé, é visto durante cerimônia de seu casamento com Rosemeri Cholbi, sua primeira esposa, em santos, litoral sul de São Paulo

Pelé se casou pela primeira vez em 1966, aos 26 anos, com Rosemeri dos Reis Cholbi, que na época tinha 21 anos. Os dois se conheceram em Santos, e desse casamento nasceram três filhos: Kely Nascimento, Edson Nascimento (mais conhecido como Edinho, que seguiu carreira no futebol e é técnico do clube Londrina) e Jennifer Nascimento. O casamento durou até 1978, e Rosemeri segue morando nos Estados Unidos desde a separação.

Enquanto ele e Rosemeri eram namorados, Pelé teve uma filha com Anísia Machado, em 1964. Anísia era empregada doméstica dele na época, e deu à luz Sandra Regina Machado, que só foi reconhecida pelo pai após uma longa disputa judicial que se arrastou durante cinco anos e um exame de DNA que confirmou o parentesco.

O relacionamento entre os dois era conturbado. Sandra morreu em 2006 por conta de um câncer e, mesmo após o reconhecimento da paternidade, o jogador nunca se aproximou da filha. Anísia morreu em 2014, também vítima de câncer.

Em 1969, já casado com Rosemeri, Pelé também se envolveu com a gaúcha Lenita Kurtz, durante uma passagem da Seleção Brasileira por Porto Alegre para uma partida contra o Peru. Desse encontro, nasceu Flávia Cristina no ano seguinte.

Quando a menina completou 18 anos, Lenita revelou quem era o pai. Em 2002, Pelé assumiu publicamente a paternidade de Flávia e buscou se aproximar da filha. Flávia também acompanhou o pai no hospital durante seus últimos dias, junto aos outros filhos.

LEIA TAMBÉM: Brasil. Vai acontecer ou não?

>>>>

Em 1989 Pelé se envolveu com Flávia Cavalcanti, eleita miss Brasil naquele ano.

No ano seguinte, o ex-jogador se envolveu com a cantora gospel Assíria Nascimento, que viria a se tornar sua segunda esposa.

Brasil, São Paulo, São Paulo, 06/11/1996. Na maternidade, Pelé sorri ao apresentar seu casal de gêmeos Joshua e Celeste, junto com sua segunda esposa Assíria 

Ele casou com Assíria em 1994, quando ela tinha 34 e ele 53. Juntos tiveram os gêmeos Joshua e Celeste, e a união durou 14 anos, até se separarem em 2008.

Em 2020, Assíria entrou na Justiça para cobrar mais de R$ 375 mil que seriam referentes a atrasos na pensão alimentícia paga pelo rei do futebol.

/ Tatiana Aguena/ Divulgação

Após a separação, Pelé se envolveu com a empresária Marcia Aoki em 2010. Em entrevista à revista Veja, o rei contou que eles se conheceram nos anos 80, em Nova York, mas voltaram a se encontrar novamente apenas em 2008, quando passaram a morar no mesmo prédio.

Os dois se casaram em 2016, e seguiram juntos até os últimos dias de Pelé.

Fonte: Fernanda Pinotti, CNN.

 

 

 

 

Share