LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Substância que pode rejuvenescer 20 anos – Veja!

Share

O Fenol é uma substância que foi desenvolvida em 1850, sendo derivada da destilação do produto mineral, e usada como degermante. Na época fizeram uma solução de Fenol a 10% com álcool, que foi chamada de ácido carbólico.  Como naquele tempo não havia antibiótico, para evitar infecções, todos os curativos eram feitos com aquela substância.

 Antigamente as pessoas envelheciam mais cedo, a expectativa de vida girava em torno de 40 a 50, a solução de ácido carbólico salvou muitas pessoas. E, os cirurgiões plásticos da época, em meados do final do século XIX, começaram a observar que o Fenol, além de melhorar as infecções em muitos casos, também melhorava a pele, então eles começaram a usar o produto não apenas como substância degermante, mas sim, como solução para peeling.  E com a revolução da estética e dos cirurgiões plásticos no final do século XIX, nos salões de beleza da Europa, ele começou a ser usado em maior escala.  O Fenol foi usada para peeling pela primeira vez, pelo Dr. Kurtin, em 1903, sendo o seu trabalho publicado em 1953.

O Criador do Método Kacowicz de Exoplastia Ortodérmica

Na atualidade, o Dr. Jose Kacowicz, que é um estudioso da área, aperfeiçoou a técnica ao usar um gel de poliuretano, num procedimento que hoje é conhecido como exoplastia. Esse processo, que não é uma cirurgia, mas um processo químico controlado, traz inúmeros benefícios, como por exemplo: corrigir defeitos de fraturas na cartilagem, melhorar a visão, diminui o tamanho do nariz, faz os lábios aparecerem, entre outros. Os melhores médicos do Brasil já usam a exoplastia.

“O meu altar é o meu trabalho, eu dou o máximo de  mim. A parte que eu mais gosto é quando tiro e vejo o paciente se olhando no espelho, esse é aquele momento mágico. É muito emocionante, quando o paciente se vê e se resgata. Depois as células se resgatam e ficam ainda melhor, é muito bom mesmo”, disse Kacowicz.

Formado em Medicina pela UFRJ, o Dr. José Kacowicz vem se dedicando à pesquisa de técnicas de rejuvenescimento cutâneo com peelings de fenol há mais de 30 anos e desenvolveu o método de tratamento cutâneo facial denominado Exoplastia Ortodérmica, também chamado de peeling de “fenol light”, que atua no envelhecimento cutâneo facial, rugas superficiais e profundas, sequelas cicatriciais de acne, manchas, colasmas, melasmas e vitiligo, e que oferece resultados com segurança.

Quem é o Professor José Kacowicz?

Médico desde 1980 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sua especialização original foi em anestesiologia e terapia intensiva em pacientes queimados. A partir daí, dedicou-se às técnicas de tratamento da dor, nas quais se utilizava o fenol. Estudando outras utilizações do fenol, conheceu os peelings químicos clássicos de fenol. Daí em diante, não parou de pesquisar sobre o tema, dedicando-se em tempo integral à pesquisa e desenvolvimento de técnicas terapêuticas de peelings de fenol light de alta performance (chemical resurfacing), vindo a trabalhar sob a orientação de dois dos maiores professores de cirurgia plástica do mundo, o Prof. Dr. Jayme Planas, em Barcelona, e o Prof. Dr. Ronaldo Pontes, e tornando-se Chefe do serviço de Peeling e Quimiocirurgia da Clínica Planas, na Espanha, e da Clínica Fluminense, no Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, focou sua atuação no tratamento do envelhecimento cutâneo facial, rugas superficiais e profundas, sequelas cicatriciais de acne (marcas de acne), manchas, colasmas, melasmas e vitiligo.

Vindo para São Paulo, Dr. José Kacowicz tornou-se professor e chefe do Ambulatório de Peeling e Quimiocirurgia do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, sob a orientação de outro grande nome da medicina brasileira, o Prof. Dr. Carlos Alberto Machado.

Fora da vida acadêmica, é um dos dois únicos brasileiros eleitos Membro de Honra da Academia Francesa de Cirurgia Estética. Suas concorridas palestras em congressos médicos extrapolam as fronteiras brasileiras, tendo proferido conferências em congressos em Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Coreia do Sul.

Em sua longa trajetória como pesquisador, o Dr. José Kacowicz inventou vários métodos de rejuvenescimento cutâneo com peelings de fenol modificados e atenuados (Chemical Face Lifting) internacionalmente reconhecidos, tais como MULTIPEEL (Peeling Fenólico Light), BODYPEEL (Peeling Corporal) e ALKAPEEL (Peeling Alcalino Instantâneo).

O Dr. José Kacowicz é consultor de diversas empresas cosméticas e farmacêuticas do Brasil e do Exterior, é Consultor Master do Comitê Científico da Fundação Jaime Planas (Barcelona), além de Chefe do Serviço de Quimiocirurgia da mais renomada instituição de sua especialidade em toda a Europa.

Por ser um entusiasta da inovação e tendo em vista todo o seu histórico de pesquisa, desenvolvimento e consultoria, o Dr. José Kacowicz revolucionou o mercado de tratamentos capilares. Ele desenvolveu diversos produtos de tratamento para alisamento capilar saudável e matização capilar, utilizando o princípio da exoplastia capilar.

Cursos de Especializações:

  • Formado em Medicina no ano de 1980, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;
  • Ex-chefe do serviço de quimiocirurgia da Clínica Fluminense – Prof. Ronaldo Pontes (Rio de Janeiro);
  • Ex-professor e Chefe de Ambulatório de Quimiocirurgia do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC-SP – Professor Carlos Machado;
  • Membro de Honra da Academia Francesa de Cirurgia Estética;
  • Participação como palestrante em inúmeros congressos médicos nacionais e internacionais;
  • Consultor de várias empresas cosméticas e farmacêuticas no Brasil e Exterior;
  • Consultor Master do Comitê Científico da Fundação Jaime Planas (Barcelona);
  • Chefe do Serviço de Quimiocirurgia da Fundação Jaime Planas (Barcelona)
  • Presidente da Internacional Society of Peeling and Chemical Surgery (Barcelona)

Exoplastia Ortodérmica – Peeling de Feno

Método Kacowicz de Rejuvenescimento Cutâneo Facial

O que é?

Exoplastia ortodérmica, o Método Kacowicz de Rejuvenescimento Cutâneo Facial, é um tratamento cutâneo à base de fenol, prático e inovador, que elimina e/ou atenua bastante as rugas e manchas e marcas profundas da pele causadas pelo sol, estresse e pelo envelhecimento, além de minimizar a aparência de marcas causadas pela acne ou estrias.

Visão histórica

Por muitos anos, atribuiu-se aos peelings de fenol inúmeros aspectos negativos referentes à sua toxicidade, relacionados, em grande parte, ao uso da fórmula clássica de fenol com máscara oclusiva (fechada).

A utilização dessa fórmula apresentava diversos inconvenientes, tais como a necessidade de estrutura hospitalar para a sua realização, centro cirúrgico, anestesia geral, monitorização cardíaca, hidratação reforçada, internação, medicamentos pós-peeling, etc.

Além disso, muitas vezes, o resultado era aquém das expectativas, sem falar nos altos custos e efeitos indesejáveis, tais como dor, alterações na pigmentação da pele, mosaicos, etc.

Entretanto, sempre foi incontestável que o fenol era e é o agente de peeling que apresenta os resultados mais exuberantes, tanto em termos de qualidade e reorganização do colágeno, como em termos de retração da pele (efeito lifting), não havendo até o momento nenhum outro agente que o supere na remoção das rugas e no tratamento do envelhecimento da pele.

Estudos científicos

Após os anos oitenta, inúmeros cientistas focaram seus estudos em novas formulações mais amigáveis de peelings de fenol buscando minimizar os efeitos indesejáveis das fórmulas clássicas de fenol com máscara, culminando no método desenvolvido pelo Dr. José Kacowicz, que vem inovando com toda uma nova família de peelings de fenol de alto desempenho e baixa toxicidade, que são realizados em vários países da Europa, EUA, Rússia e Coreia do Sul, com resultados exuberantes, reprodutivos e incontestáveis.

Peelings de fenol atuais

Dentre essas novas tecnologias, destacam-se os peelings denominados “MULTIPEEL” e “NEOPEEL”, nos quais a quantidade de fenol utilizada por procedimento é muito menor, conferindo excelente índice terapêutico e maior segurança. Além disso, os modernos peelings de fenol não requerem estruturas hospitalares para a sua realização. O procedimento é ambulatorial e indolor, não requerendo anestesia ou internação, assim como analgésicos potentes no pós-peeling. Outra característica fundamental é o seu autocontrole em termos de aprofundamento, ou seja, este peeling de fenol é “auto-limitado” à derme superficial, o nível ideal dos peelings profundos.

Outra diferença fundamental em relação ao processo antigo é que este método é totalmente aberto, não necessitando da desconfortável máscara oclusiva de esparadrapo, o que representa enorme tranquilidade para o paciente. E os resultados são exuberantes.

Procedimentos

O revolucionário Método Kacowicz de rejuvenescimento cutâneo facial, a Exoplastia Ortodérmica, é a evolução das técnicas tradicionais de peeling de fenol e pode ser usado para os mais diversos tipos de problemas, como envelhecimento cutâneo facial, rugas superficiais e profundas, sequelas cicatriciais de acne (marcas de acne), manchas, colasmas, melasmas e vitiligo.

Com milhares de casos realizados em todo o mundo, o método apresenta resultados exuberantes, reprodutivos e com maior segurança para o paciente. Para os casos em que ainda não há a necessidade de peelings profundos, dispomos de um arsenal terapêutico bastante diversificado:

PEELINGS SUPERFICIAIS

São peelings superficiais instantâneos indicados para peles com aspecto empobrecido devido ao estresse cotidiano causado pelo sol, fumo e cosméticos inadequados. Nesses casos, utilizamos o Alkapeel, peeling alcalino instantâneo, associado a potentes antioxidantes tópicos, que dão ótimos e imediatos resultados. O paciente faz o peeling e vai para a festa;

PEELINGS SUPERFICIAIS COM REPERCUSSÃO DÉRMICA

São utilizados quando queremos atuar em camadas um pouco mais profundas da pele. Associamos o Alkapeel aos peelings com o Urucum, que têm grande afinidade oxi-redutora com as melaninas, que reforçam a ação sobre as oximelaninas, reduzindo-as e tornando-as mais claras, ajudando no clareamento total da epiderme;

PEELINGS MÉDIO-PROFUNDOS

São indicados para rugas finas e fotoenvelhecimento leve a moderado, com manchas senis. Recorremos aos peelings de fenol light, muito convenientes devido ao bom custo-benefício e tempo reduzido de tratamento.

BODYPEELINGS

Já para o corpo, existem peelings muito específicos, denominados Bodypeelings, que atuam fortemente na pele corporal envelhecida e atrofiada, com manchas e rugas finas. Muitas vezes, quando tratamos a face, as mãos, braços, pernas e colo entregam a idade.

Share