LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

O que é preciso para ser o número 1?

Share

No início da corrida olímpica, medalhistas dão dicas de sucesso. A temporada 2019 colocará em jogo grande parte das vagas para Tóquio 2020. Atletas que conhecem bem a jornada rumo ao pódio indicam o caminho para a glória olímpica.

Saber ganhar, saber perder. Superar as dificuldades, vencer suas próprias barreiras. Ter resiliência para lidar com os problemas e sair deles mais forte. Na cartilha de um atleta de elite, são muitas as receitas para o sucesso. Mas lidar com a pressão em grandes competições como os Jogos Olímpicos, começando com a jornada rumo à classificação, continua sendo um grande desafio. Qual é o segredo para alcançar o tão sonhado pódio?

Com o início da temporada 2019, quando grande parte dos futuros heróis olímpicos buscará sua vaga em Tóquio 2020, chega também a hora de encontrar as respostas. E ninguém melhor do que atletas olímpicos consagrados para indicar o caminho. A alemã Carina Vogt, primeira campeã olímpica do salto de esqui, em Sochi 2014, e o italiano Mauro Nespoli, ouro no tiro com arco em Londres 2012, entre outros, aceitaram e estão compartilhando suas dicas de sucesso. “Se a mente não estiver preparada para sofrer e não souber como fazer o melhor na competição, nunca se ganhará” – Carles Castillejo, corredor espanhol de longa distância.

No Brasil, os maiores campeões olímpicos são os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt. Ao longo de cinco Jogos, Scheidt acumulou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Grael tem duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Nas próximas Olimpíadas, um brasileiro já pode empatar com os velejadores: o baiano Isaquias Queiroz. Após surpreender com três medalhas na competição de canoagem na Rio 2016 (duas de prata e uma de bronze), ele tem a chance de voltar a disputar as mesmas três categorias em 2020. Em 2018, Isaquias entrou no top 4 dos maiores medalhistas brasileiros em Mundiais.

Fonte: GloboEsporte.com /  Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Share