LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Pesquisa brasileira sobre jambu é interrompida devido a patente americana

Jambu

Share

Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadores deixaram de lado três meses de estudos sobre as ações anestésicas do jambu. Isso se deve a descoberta de uma patente registrada que impedia de implantar no mercado uma pomada bucal para uso odontológico. Acontece que as pesquisas realizadas constataram a substância spilantol, contuda no jambu. O jambu é um vegetal muito utilizado na culinária amazônica fazendo parte dos compostos de pratos como pato no tucupi e tacacá.

De acordo com as informações obtidas no departamento de Fisiologia Humana da Ufam, o jambué inexistente Estados Unidos. Porém, em sites de patentes foram encontradas 15 delas registradas no País e outras 34 na Europa.

A substância denominada spilantol é especificamente para usos ginecológico, anestésico  antisséptico, comercializada também como cosméticos. A verdade é que, os estudos que resumiam a tecnologia e destinação dos pesquisadores da Ufam já se encontravam descritos pelos americanos ainda em setembro do ano de 2007, ou seja, há 11 anos atrás.

Devido a perda da patente do jambu, o setor de fisiologia exige que as pesquisas recente sejam  realizadas com, no mínimo,  três outras plantas que apresentem alcalóides com propriedades simiares ao spilantol. A finalidade é implantar no mercado um anestésico local para uso tópico, que retire a necessidade da seringa no contexto odontológico. A denominação das plantas permanecem em sigilo até que sejam devidamente patenteadas.

O episódio com o jambu, segundo o departamento, demonstra que o conhecimento ancestral dos povos da Amazônia precisa ser melhor para que não cai nas mãos de pesquisadores estrangeiros.

Leia também: Inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (21) em todo o Brasil

As propriedades anestésicas do jambu são conhecidas da população local. Suas folhas e flores são usadas sobre o dente comprometido para aliviar a dor. Esses conhecimentos estão na internet e deixaram de ser tradicional para ser universal antes mesmo dos pesquisadores brasileiros estudarem suas propriedades e patenteá-las.

Sobre o Spilantol, existem estudos feitos no exterior que prometem criar um botox com substâncias menos tóxicas e com menis riscos aos usuários, reduzindo a chance de mortes. Acontece que a substância é descrita como um cosmético antirrugas por impedir as contrações dos músculos subcutâneos, especialmene, os da face. O botox é procurado por pessoas interessadas em tratamentos que prometem o rejuvenescer.

Pesquisadores confirmaram que as propriedade do alcalóide podem ser usadas em outras finalidades, como problemas cardíacos. Um estudo registra que o spilantol deu fim de arritmia no coração de um coelho quando injetado.

Fonte: Portal do Holanda

Share