LIBERAL NOTÍCIAS

Baixada Santista. Diretor: José Faustino Neto

Através da propulsão laser NASA quer chegar a Marte em 3 dias

Share

A sonhada exploração do espaço hoje, já é uma realidade, contudo, há muitos obstáculos a serem vencidos, principalmente quando se pensa em ir mais além no espaço que é gigantesco em proporções. A NASA que está sempre inovando, agora eleva o nível das pesquisas para ganhar espaços e avançar nas viagens interestelares, e desta vez o principal intuito é vencer o espaço em maior velocidade, acelerando a condição das naves espaciais. O foco do estudo está no planeta Marte, que se valendo da tecnologia atual, o homem estima um tempo de cinco meses da origem até o destino final. A novidade se dá por conta de um novo projeto, onde o cientista Philip Lubin da NASA, trabalha em um sistema de lasers capaz de fazer uma nave espacial chegar em apenas três dias no Planeta Vermelho. Trata-se de um sistema fotônico de propulsão que conta com o impulso de fótons, que são partículas de luz.

“Essa tecnologia pode ser facilmente ampliada e deve estar disponível para testes em pouco tempo. Nossa preocupação é em relação ao tipo de aceleração que requer uma grande quantidade de equipamentos, como um anel de supercondutores, por exemplo. O grande desafio agora é desenvolver esse sistema em uma escala compatível com o tamanho necessário para viagens do homem ao espaço”, disse Lubin.

A tecnologia inovadora permite que os fótons trabalhem para impulsionar a nave por meio de energia, sendo possível gerar impulso para acelerar gradualmente a nave espacial.

O sistema ainda não foi experimentado, mas os cálculos mostram eficiência, podendo um robô de 100 kg chegar em marte em três dias. Já em naves com tripulação humana, o tempo seria de aproximadamente um mês, sendo um quinto do tempo do equipamento mais poderoso – SLS – Sistema de Lançamento Espacial – disponível hoje.

http://www.liberalnoticias.com.br

Share